domingo, 7 de dezembro de 2008

A paciência é a arte da esperança

Certas frases na vida nos aparecem pré-feitas e queremos encaixá-las como luva nas situações correntes do dia-a-dia. Hoje, me deparei com essa! Fiquei tentanto a refletir sobre o que ela quer nos passar. De uma forma meio que chata e metódica, típica das antigas academias, vou fazer um desafio. O que é que eu penso sobre paciência, sobre arte e sobre esperança?
E antes de entrar nessa superficial empreitada, por que ninguém vai aguentar mais que três paragrafos nessa discursão que não levará a nada, permito-me dizer que a paciência é arte! E paciência é esperança.
Arte? Será possível encantar-se com a paciência assim como nos encantamos com La Joconde de Leonardo, com a Sinfonia Paris de Amadeus ou com Davi de Michelângelo... Será possível ver essa musicalidade e harmonia naquele que diz perdão quando deveria esbofetear, que quando a cabeça ferve com milhões de palavras de insulto provocado, ao abrir a boca, desliza com elegância proferindo as palavras doces como o mel da cabaça. Nem acreditava ao certo que pudesse ser, mas estou muito tendente a conferir o título de artista àqueles que dominam a 'paciência'.
Esperança? O paciente é um 'esperançoso'? Vai ver que se quer dizer que o paciente é aquele que espera que as coisa mudem por si, dando sempre o bom exemplo da pacificidade. Até que não faz pouco sentido. Mas deixa eu pensar mais um pouco. Esperança, é o ato de esperar. Como esperar é um verbo intransitivo direto, quem espera, espera algo. Portanto a esperança presume que se intente que algo aconteça. Mas o paciente não é aquele que é passivo. Conseguem ver a contradição. Como eu posso ser passivo e esperar que algo aconteça? Não já diz a canção: "quem sabe faz a hora não espera acontecer?" E agora eu não sei mais se a paciência é a arte da esperança. Porque, pensando num contraposto completamente oposto (olha o pleonasmo! Mas até que soou musical), eu to mais tendente a achar que a paciência tem mais a ver com a prudência.
E aí? Será que eu poderia dizer que a paciência é a arte da prudência?
Agora vocês me dizem...

Nenhum comentário: