CIÊNCIA POLÍTICA

Página destinada aos alunos de Ciência Política da Faculdade CESVALE. Será disponibilizado parte do material utilizado na disciplina e textos para leitura complementar.

PLANO DE ENSINO

DISCIPLINA
CIÊNCIAS POLÍTICAS E TEORIA GERAL DO ESTADO

CARGA HORÁRIA
80 horas

PERÍODO

ANO
2010/1

CURSO
Bacharelado em Direito

MODALIDADE
Obrigatória

PROFESSOR RESPONSÁVEL
CLÁUDIO LUIS LIMA E SILVA
TITULAÇÃO
ESPECIALISTA

HORÁRIO DE AULAS


ORIENTAÇÃO EXTRACLASSE
LOCAL: Sala dos Professores, com agendamento prévio

EMENTA
O conceito de política. Ciência Política e Filosofia Política: diferenciação e complementação metodológica. Estado e Direito. O poder do Estado: legitimidade e soberania. Estado e Governo. Estado Absolutista. Estado Totalitário. Estado Liberal. Estado Social. O Estado como unidade de sobrevivência Política. O público e privado como critério de demarcação da atuação estatal. O conceito de sociedade civil: debate entre liberalismo, marxismo e republicanismo. Democracia: as interpretações clássicas em Platão, Aristóteles, Rousseau, Tocqueville, Thomas Jefferson e os Utilitaristas (eudemonistas). Totalitarismo: as experiências históricas do fascismo e nazismo. A concepção de justiça no debate entre os liberais e marxistas após a Revolução Francesa: igualdade x liberdade. Positivismo jurídico. Estado, poder e governo. Democracia e Estado Democrático de Direito: o papel do Direito nas democracias contemporâneas. Cidadania.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA
Compreender a natureza, estrutura e função da Política e do Estado para que possa na dinâmica da vida social lutar pela defesa, promoção e preservação dos direitos fundamentais da pessoa humana, efetuando relação com o Direito.

PROCEDIMENTOS DE ENSINO
Aulas expositivas com a participação dos alunos. Atividades de pesquisa. Trabalhos em grupo. Preparação de seminários.  Leituras e outros instrumentos para o atendimento dos objetivos da disciplina.

COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
A SEREM ALCANÇADAS PELO ALUNO
1. Leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos ou normativos, com a devida utilização das normas técnico-jurídicas;
2. Interpretação e aplicação do Direito;
3. Pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito;
4. Correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito;
5. Utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;
6. Julgamento e tomada de decisões;
7. Domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito.

CONTEÚDOS
Unidade I: ESBOÇO INTRODUTÓRIO: Aspectos gerais da disciplina. Conceito, objeto e método. Conceitos fundamentais: poder político, sociedade e Estado. A ciência política enquanto ciência do conhecimento. Ciência Política e Teoria do Estado. A relação com as outras ciências. Tendências contemporâneas.
Unidade II: PENSAMENTO POLÍTICO CLÁSSICO: O homem enquanto animal político. A família e a aldeia como agrupamentos sociais. A Polis Grécia Antiga. Virtude e ordem justa na Cidade Grega. A Lei  como princípio de organização política e social.  A democracia clássica. A Roma Antiga. O cidadão romano, o direito e  a respublica  como ordem política e administrativa romana.
Unidade III: O ESTADO MODERNO: O poder político na Idade Média. O Estado como formação absoluta. O Estado segundo a razão. O contrato social. A sociedade civil. O Estado liberal. O Estado do bem-estar social. Concepção marxista de Estado.
Unidade IV: ELEMENTOS ESSENCIAIS DO ESTADO: A organização política. Poder político. Povo. Território. Soberania. Cidadania. Governo. Sociedade. Nacionalidade. Legalidade. Legitimidade.
Unidade V: O ESTADO CONTEMPORÂNEO: A função social do Estado Contemporâneo. Estado, democracia e totalitarismo. O Estado em transformação. A crise do Estado. Estado global e neo-liberalismo. Direitos de Cidadania. Judicialização da Política.

RECURSOS
Data-show. Quadro de acrílico.

AVALIAÇÃO
Número de avaliações no período: 03, assim distribuídas:
- As duas primeiras Avaliações Bimestrais (AB) – dependerão da estratégia escolhida para o atendimento do objetivo pedagógico, podendo ser escritas discursivas, trabalhos em grupo e/ou pesquisa;
- A terceira avaliação, denominada de Avaliação Global (AG) – compreendendo 40 questões objetivas com cinco alternativas cada uma, versando sobre todo o conteúdo das disciplinas do semestre letivo. Sendo 08 (oito) questões da presente disciplina.

CONDUTA ESPERADA
Espera-se dos participantes uma conduta pro fissional. Essa conduta inclui, também, os elementos abaixo:
·       Presença nas aulas;
·       Pontualidade: quem chega atrasado pode interromper a exposição do professor e as discussões em classe, além de significar um desrespeito para com os que chegaram na hora;
·       Telefones celulares e outros aparelhos devem ser desligados;
·       Foco na aula
·       A cada aula, os alunos devem estar prontos para discutir as leituras exigidas
·       Todos devem agir de maneira respeitosa com todos os participantes da classe.

BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
BOBBIO, Norberto. Teoria geral política. Rio de Janeiro: Campus. 2000.
BONAVIDES, Paulo. Ciência política. São Paulo: Malheiros, 2002.
DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de teoria geral do Estado. 23ed. São Paulo: Saraiva. 2002
COMPLEMENTAR
AZAMBUJA, Darcy. Teoria geral do estado. São Paulo: Globo, 2000
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 2000
BOBBIO, Norberto. Estado, governo e sociedade. São Paulo: Paz e Terra. 2002
BONAVIDES, Paulo. Do estado liberal ao estado social. São Paulo. Malheiros. 2004
MALUF, Sahid. Teoria Geral do Estado. São Paulo. Saraiva. 1998.
MAQUIAVEL. O Príncipe. São Paulo: Martins Claret, 2000
MENEZES, Anderson de. Teoria Geral do Estado. Rio de Janeiro. Forense. 2004.

PERIÓDICOS
Revista Jurídica Consulex
Prática Jurídica Consulex
Revista de Direito Privado – RTr
Revista de Direito Constitucional e Internacional - RTr

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
·       Os Coordenadores de curso estão à disposição para quaisquer orientações, basta marcar horário pelo e-mail: coordenacao.direito@cesvale.com.br



PLANO DE AULAS

Aula 1 – Aspectos gerais da disciplina. Conceito, objeto e método. Conceitos fundamentais: poder político, sociedade e Estado. A ciência política enquanto ciência do conhecimento.

Aula 2 – A HISTÓRIA DO PENSAMENTO POLÍTICO. 1) As primeiras comunidades (A família e a Aldeia).  2) A Pólis da Grécia antiga. Virtude e ordem justa na Cidade Grega. A Lei  como princípio de organização política e social.  A democracia clássica.3) A Roma Antiga. O cidadão romano, o direito e a res publica  como ordem política e administrativa romana. 3) O Poder Político na Idade Média. A Igreja, o Estado e o Direito. 4) O Estado como formação absoluta. O Antigo Regime. O Estado segundo a razão. O contrato social. 6) O Estado liberal. O Estado de Direito. Superação do Antigo Regime.

Aula 3 – 5) O Estado do bem-estar social. Concepção marxista de Estado. 5) Totalitarismo: as experiências históricas do fascismo e nazismo. 6) Estado Contemporâneo. Pós-positivismo. 7) Tendência de transconstitucionalidade.

Aula 4 - O ESTADO CONTEMPORÂNEO: A função social do Estado Contemporâneo. Estado, democracia e totalitarismo. O Estado em transformação. A crise do Estado. Estado global e neo-liberalismo. Direitos de Cidadania. Judicialização da Política. Transconstitucionalidade.

Aula 5 - ELEMENTOS ESSENCIAIS DO ESTADO: A organização política. Poder político. Povo. Território. Soberania. Cidadania. Governo. Sociedade. Nacionalidade. Legalidade. Legitimidade.

Aula 6 – A SEPARAÇÃO DE PODERES: Origem histórica. Precursores. A doutrina da separação de poderes segundo Montesquieu. As funções do Estado. Os Poderes do Estado. A teoria dos “Checks and Balances”. Críticas e avaliação da teoria da Separação dos Poderes.

Aula 7 – FORMAS DE ESTADO: Estado Unitário. Confederação. Estado Federal. FORMAS DE GOVERNO: Monarquia. República. SISTEMAS DE GOVERNO: Presidencialismo. Palamentarismo.

Aula 8 – DEMOCRACIA. Conceito. Teorias da Democracia. Princípio da Maioria. Teoria do Consenso. Democracia Antiga. Democracia Representativa. Democracia Liberal. Democracia Elitista.

Aula 9 – REVOLUÇÕES E GOLPES DE ESTADO. Conceitos. Origem e causa das revoluções. O golpe de Estado.

Aula 10 – PODER CONSTITUINTE. Conceito. Natureza. Dimensão Política. Poder Constituinte Originário. Poder Constituinte Derivado. Poder Constituinte Decorrente. Mutação Constitucional. Limites ao Poder Constituinte.




CESVALE

CIÊNCIA POLÍTICA

PROF. ROSTONIO UCHÔA




II AVALIAÇÃO BIMESTRAL



ALUNO NOTA
1 ALINE CARVALHO 9,5
2 ALVINA MACIEL 8,5
3 ANAIRAN 6,0
4 ANDRÉA MACHADO 9,0
5 CAIO JORDAN 6,5
6 CARLOS AUGUSTO 8,5
7 EDNA DA CRUZ 6,0
8 ELEUTÉRIO RIBEIRO 9,5
9 ELIETE RIBEIRO 8,2
10 ELIZANDREIA SANTIAGO 9,3
11 FLAYRTON BENEVIDES 5,0
12 FRANCISCA MARIA 7,0
13 HEBNER MARTINS 9,0
14 HENRIQUE 9,6
15 JORGE LUIZ 6,0
16 JOSÉ WILSON 6,0
17 LUCINEIDE ALCINA 9,3
18 ROSANA SILVA 7,0
19 RYCHELLIS 9,6
20 WILLIAM FERREIRA 7,0